Ueba! Mais uma receita deliciosa da querida “The Beeroness“… Chamei um pessoal aqui em casa e comemos várias receitinhas dela. Estou querendo fazer esses mini-eventos de comida com mais frequencia, então vou precisar de cobaias, hein? Posso dizer que as receitas todas ficaram uma delícia! Apesar do nome super complicado, em inglês “Porter Black Bean Dip“, ela é super muito fácil, e dá pra usar como molho ou como dip para nachos e torradinhas. No dia foi um aperitivo básico (rs) e comemos com uns Doritos. Só que até reaproveitei no dia seguinte, como vocês podem ter visto no Facebook, e usei como um molhinho em cima de um taco de carne moída.

Como várias das receitas, tivemos que dar aquela improvisada, por questões de o que achamos no super ou o que tinha por perto. Ela fala para usar um queijo chamado ‘cotija’, um queijo duro mexicano que fica esfarelado. Isto não é muito fácil de achar, apesar de eu não ter corrido super atrás também, mas pesquisei e descobri que pode ser utilizado um queijo parmesão ralado como substituto, apesar de eu ter certeza que não fica tão bom quanto o original. O coentro fresco também tava em falta, daí acabei comprando um daqueles desidratados. Também diminuí a quantidade de jalapeños que a receita pede, pois os que tinha aqui em casa são em conserva, e estão bem mais fortes do que o normal.

Outra coisa, não achei nenhuma ‘Porter defumada’ no super, mas já mostro pra vocês qual que usei!

Serve: 4 pessoas.

Ingredientes:

  • 2 caixinhas de feijão preto
  • 150 g de cream cheese
  • 1/2 xícara de coentro (e um pouquinho à mais para decorar)
  • 1 jalapeño picado
  • 1 colher de chá de cebola em pó (ou sopa de cebola)
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 1/2 colher de chá de cominho
  • 1/2 colher de chá de páprica defumada
  • sal e pimenta à gosto
  • 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado (ou se você for ninja, queijo cotija!)
  • 2/3 de xícara de cerveja tipo Porter

Eu utilizei a Colorado Demoiselle. É uma delícia a cerveja, aproveitamos o resto em um belo copo né? 😉

Modo de Preparo:

  1. Jogue fora a toda a água do feijão.
  2. Em um processador de alimentos, ou em um liquidificador (que foi o meu caso!), jogue o feijão, o cream cheese, a cerveja, a pimenta e todos os tempeiros. Guarde somente um pouco do coentro e o queijo ralado.

  3. Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo.
  4. Coloque em uma panela para esquentar um pouco (opcional, eu prefiro o dip de feijão quente!).
  5. Quando pronto, coloque em um potinho. Decore com um pouco de coentro e o queijo ralado.

Simples e muito gostoso! Parece complicado, pois são muitos ingredientes, mas é a coisa mais fácil do mundo! Só achei que ficou um pouco aguado demais, colocaria mais cream cheese e um pouquinho menos de cerveja, apesar dela ter sido realmente deliciosa. Agora, é só colocar os nachos ao lado e BOM APETITE!